BEM VINDOS AO CALDEIRÃO DA PIZZA: Contatos: Cels.(74) 8104-8186 ou 8119-4590 E-mail: jorgesilvamacedo@hotmail.com

Lúpulo: um ingrediente único

O lúpulo é uma planta muito peculiar. Trepadeira perene, de origem europeia, tem inúmeras variedades e propriedades, entre as quais duas são particularmente importantes para quem aprecia cerveja: além de proporcionar o amargor característico da bebida, o lúpulo é um conservante natural, com poder antisséptico. No passado, desde o século 16, suas flores eram utilizadas principalmente para preservar o frescor da cerveja transportada em barris, mas acabou proporcionando um sabor que logo se tornou tão apreciado que permaneceu mesmo depois da descoberta de outros conservantes.

Existe quase uma centena de variedades de lúpulo, cada uma com uma particularidade em termos de aroma e amargor. Há os mais suaves e os mais fortes, os mais frutados ou herbáceos, com notas de especiarias e madeira, menos ou mais ásperos – enfim, para todos os gostos, e quase todos utilizados na fabricação de cerveja, às vezes com uma combinação de variedades.

Além das cervejarias, também o mercado farmacêutico e o de cosméticos utiliza lúpulo. Mas, apesar de tanta demanda, são poucos os lugares em que é possível cultivá-lo com qualidade e em grande escala. O Brasil, infelizmente, não está entre eles, por causa de sua localização geográfica, e por isso é hoje o terceiro maior importador mundial. Os grandes produtores estão no hemisfério norte, em países como Estados Unidos, Alemanha, França, República Tcheca e Eslováquia.

Nos últimos anos têm ocorrido algumas tentativas de cultivar lúpulo no Brasil, particularmente na região serrana de Santa Catarina, em municípios como Urubici, São Joaquim, Painel, Bom Jardim e Rio Rufino. Porém, pelo menos por um bom tempo, quase todo o lúpulo das cervejas apreciadas pelos brasileiros continuará sendo importado.

Existe quase uma centena de variedades de lúpulo, cada uma com uma particularidade em termos de aroma e amargor.
Fonte: http://www.heinekenbrasil.com.br/?lupulo-um-ingrediente-unico 

0 comentários: