Por Marcelo Copello
No circuito internacional do vinho não se fala em
outra coisa além dos BRICS – Brasil, Russia, Índia, China e África do
Sul. Destes um destaque maior tem cabido ao Brasil e China, como
mercados estratégicos no consumido de vinhos.
![[01g]](http://www.guiagphr.com.br/Imagens/galeria_4966.jpg)
Minha colega de concursos internacionais, a Master of
Wines Debra Meiburg, de Hong Kong, me mandou os dados abaixo por e-mail
esta semana.
“Da conferência do G20 e os jogos olímpicos às passarelas da Gucci e buscas no Google, a disputa entre Brasil e China é acirrada. A corrida que mais vem nos arrebatando, contudo, tem mais a ver com vinhedos do que com vôlei.
“Da conferência do G20 e os jogos olímpicos às passarelas da Gucci e buscas no Google, a disputa entre Brasil e China é acirrada. A corrida que mais vem nos arrebatando, contudo, tem mais a ver com vinhedos do que com vôlei.
O placar até agora é: os brasileiros consomem
aproximadamente 2,2 litros da vinho por ano, enquanto o consumo per
capita na China é metade deste valor. O Brasil possui 1.162 vinícolas
(embora a maioria seja de emprsas muito pequenas), enquanto a China
possui 700 vinícolas registradas, de acordo com a associação de
indústrias de bebidas alcóolicas chinesa.
Entretanto, enquanto em 2011 o Brasil produziu 330
milhões de litros de vinho, só de vinhos tintos a China produziu 1,16
bilhão de litros. Tanto em vinhas como no PIB, a largada da corrida já
foi dada!”
Marcelo Copello (mcopello@bacomultimidia.com.br)
Fonte: http://www.guiagphr.com.br
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