Além de economizar, restaurante de Camaçari abre filiais e aumenta o lucro
Gabriela Flores
Brasília – A economia de água e luz foi decisiva para
o Rei da Pizza, em Camaçari (BA), conquistar o mercado. O proprietário,
Jamilton Pereira da Silva, apostou em ações sustentáveis, que abrangem
da conscientização ambiental à compra de equipamentos modernos.
A trajetória empresarial de Jamilton começou em 1991, quando ele
resolveu abrir uma pequena lanchonete de sucos e sanduíches. Deixou o
emprego num banco e colocou a mão na massa com a ajuda da esposa e de
apenas um funcionário. A produção mensal, na época, era de mil lanches e
o faturamento da loja atingia R$ 15 mil.
Depois de muito trabalho atrás do balcão, ele percebeu que era hora de
expandir o negócio. Resolveu aumentar a loja e começou a vender pizza,
artigo ainda inexistente no cardápio dos restaurantes da cidade. “O
sucesso foi total”, lembra. Com a casa cheia e listas de espera para
ocupação das mesas diariamente, a inauguração de mais três unidades do
Rei da Pizza foi inevitável. Nessa época, o restaurante passou a
oferecer ainda massas, grelhados e tira-gostos.
Parte do lucro de Jamilton, no entanto, escorria pelo ralo. As perdas
giravam em torno de 5% da produção diária. Foi quando ele decidiu
apostar em ações sustentáveis para alavancar os negócios. Hoje, na Rei
da Pizza, o desperdício é de menos de 1%. O descarte diário dos
ingredientes reduziu 30% depois que o empreendedor capacitou os 68
funcionários sobre gestão ambiental. “A mudança de hábitos ajudou a
diminuir o desperdício durante a produção dos pratos”, afirma.
O lay out da empresa também foi alterado. Foi construída uma
central de produção para abastecer as quatro lojas. O local é
climatizado, arejado e iluminado para aproveitar a luz solar. Com a nova
arquitetura, houve redução do consumo de água e energia. Após as
medidas, a conta de luz ficou 30% mais barata e a economia de água foi
de 15%. Outra opção do Rei da Pizza foi comprar as sobras de eucalipto
de uma empresa local de reflorestamento e tratamento de madeiras. O
produto é usado no aquecimento do fogão à lenha.
O lixo passou a ser separado: resíduos sólidos são doados a
recicladores da cidade. A parte orgânica é destinada a compostagem, que
gera adubo para a horta comunitária da empresa. As hortaliças são
divididas entre as famílias dos funcionários e usadas na produção do
restaurante.
Tecnologia
Jamilton investiu na compra de um forno combinado de tecnologia a
vapor, que permite usar menos óleo e água. O cozimento é feito com o
líquido do prórpio alimento. Com a nova máquina, a redução do consumo de
óleo foi considerável. Os 500 litros usados por mês foram reduzidos
para 250 litros.
Ele reconhece que o Sebrae
foi parceiro de seu sucesso como empresário. Na instituição, fez vários
cursos para melhorar a gestão de seu negócio. “Junto ao Sebrae, vi que
era possível apostar na sustentabilidade, reduzir custos e aumentar o
lucro”, comemora. Atualmente, o faturamento mensal da empresa é de R$
300 mil e a produção mensal de 15 mil refeições.
Rio+20
Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento
sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é
empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade
social e ambiental. Por isso, a entidade é parceira oficial da Rio+20.
O Sebrae é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos
negócios, que correspondem a 99,1% das empresas brasileiras, mais de 2,4
milhões de empreendedores individuais e 4,4 milhões de agricultores
familiares. Isso corresponde a mais de 37 milhões de pessoas
comprometidas com o empreendedorismo no país.
Serviço:
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Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/13508509/desenvolvimento-sustentavel/com-acoes-sustentaveis-pizzaria-tem-casa-cheia-na-bahia/
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