A estimativa dos organizadores é que a feira receba
140 mil visitantes - todos profissionais da indústria de alimentos - que
conhecerão os produtos, lançamentos e tendências ofertados por seis mil
expositores, provenientes de 100 países.
“Nosso objetivo no SIAL este ano é promover negócios
e, também, mostrar aos compradores e formadores de opinião de todo o
mundo que, além da força e da sustentabilidade de sua produção
agropecuária, o Brasil oferece uma enorme variedade de alimentos e
bebidas industrializados, com alta qualidade, tecnologia e
sofisticação”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
As empresas brasileiras participantes representam 13
segmentos da indústria nacional: carne bovina; carne de frango, de pato e
ovos; carne suína; balas, chocolates e confeitos; massas alimentícias;
café; grãos (arroz, cereais e castanhas); temperos e especiarias,
biscoitos, vinhos; cachaça, sucos e polpa de fruta e outras bebidas.
Os estandes do Brasil ficarão localizados em três
pavilhões da feira e ocuparão uma área de 1,6 mil metros quadrados no
SIAL. Será utilizada uma comunicação visual única que identificará a
presença brasileira no evento, apoiada no slogan “Brasil. Um país,
muitos sabores”.
Rodadas de Negócios Este ano, a
Apex-Brasil inova ao promover rodadas de negócios entre as empresas
brasileiras e 26 compradores pré-selecionados, vindos de países do norte
da África (Egito, Marrocos e Tunísia), do Oriente Médio (Arábia
Saudita) e também do Leste Europeu (Romênia), a convite da Agência.
“Selecionamos, com o apoio de uma consultoria
internacional, compradores que já manifestaram interesse pelos produtos
brasileiros e que têm grande poder de compra. Com isso, pretendemos
reforçar ainda mais as oportunidades de negócios para as empresas
brasileiras”, explica Borges.
As rodadas de negócios serão realizadas no “Boteco”
do Brasil, espaço que recria a atmosfera dos típicos bares do país, e
onde também serão promovidas ações de degustação e demonstração de
preparo de comidas típicas brasileiras, revisitadas pelos chefs de
cozinha Eliane Relvas e Cristian L’huillier.
Força da indústria brasileira As
exportações brasileiras de produtos do agronegócio, de alimentos e
bebidas cresceram 28,98% em 2011 em relação ao ano anterior, chegando a
US$ 76,9 bilhões. Com esse resultado, o Brasil conquistou o terceiro
lugar no ranking mundial dos maiores exportadores destes produtos,
segundo dados do GTIS (Global Trade International System).
Ainda de acordo com o GTIS, entre 2007 e 2011, as
exportações brasileiras destes produtos tiveram uma taxa média de
crescimento de 18,09%, a mais alta entre os cinco maiores exportadores
mundiais de produtos do agronegócio, alimentos e bebidas. Com uma grande
diversificação, os produtos brasileiros do setor chegaram aos
consumidores de mais de 200 países no ano passado.
Em 2011, o Brasil exportou 402 produtos do grupo de
alimentos e bebidas industrializados. Os principais mercados de destino
das exportações brasileiras de alimentos e bebidas são atualmente:
China, Países Baixos, Rússia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Arábia
Saudita, Venezuela, Espanha e Irã.
Projetos Setoriais da Apex-Brasil A
Apex-Brasil desenvolve 18 projetos em parceria com entidades setoriais
de setores o de agronegócio, alimentos e bebidas, dos quais participam
748 empresas, que exportaram em US$ 16,16 bilhões em 2011. De janeiro a
agosto de 2012, as exportações desse grupo de empresas chegaram a US$
9,92 bilhões
Fonte: Apex-Brasil
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