Projeto “Satisfeito” vai permitir que
cliente escolha prato em versão reduzida e doe diferença de custo a
organizações que atuam no combate à fome de crianças
Restaurantes da cidade de São Paulo vão integrar um
movimento de conscientização contra o desperdício de alimentos. O
projeto, que será apresentado no dia 3 de dezembro no restaurante Kaá,
na capital paulista, vai permitir que o cliente escolha refeições em
porção reduzida, a versão Satisfeito, um terço menor do tamanho original
(quantidade que muitas pessoas acabam deixando no prato). Ao fazer esta
opção, o consumidor paga o mesmo preço da porção original e aquilo que o
restaurante economizar será destinado a organizações, de atuação
nacional ou internacional, que trabalham no combate à fome de crianças.
Os restaurantes participantes trarão em seu cardápio um pequeno ícone do
projeto ao lado de determinados pratos, indicando as refeições que
podem ser servidas na versão Satisfeito.
O projeto foi idealizado pelo vice-presidente do
Instituto Alana, Marcos Nisti, e tem co-autoria de Paulo Kress, do Grupo
Egeu. Ele reúne, por um lado, a experiência de uma organização social
sem fins lucrativos, auditada pela Price, que desenvolve ações sociais
voltadas para a proteção e desenvolvimento da criança, e, por outro, a
expertise do grupo Egeu, que administra vários restaurantes no mercado
gastronômico, como Girarrosto, Italy, Kaá e General Prime Burger. O
projeto entrou em funcionamento no Kaá no mês de novembro, em formato
piloto. Durante a cerimônia de lançamento do projeto no Kaá, será
apresentada a lista completa dos restaurantes parceiros.
O movimento terá início na cidade de São Paulo,
importante pólo gastronômico do País, mas a expectativa dos
idealizadores é que a iniciativa ganhe projeção em território nacional e
internacional. Segundo o vice-presidente do Instituto Alana, Marcos
Nisti, a meta é criar uma rede de “embaixadores”, que divulgue a
bandeira do movimento em seu país e cidade de origem e mobilize um
número cada vez maior de restaurantes e consumidores. Em 2012, membros
do instituto apresentaram o programa no Nexus – Cúpula Global da
Juventude, atraindo simpatizantes dos EUA, Austrália e Arábia Saudita.
Satisfeito.comUma importante
frente de articulação do projeto será o site Satisfeito.com. Por meio
deste canal interativo, os consumidores poderão buscar restaurantes
parceiros e selecioná-los por localização, tipo de culinária e preço.
Além de funcionar como uma espécie de guia para os consumidores, o site
também será um lugar de prestação de contas e de divulgação sobre o
valor das doações feitas pelos restaurantes e dos repasses realizados
para as organizações, de modo que se garanta a transparência do
processo. O conteúdo do site poderá ser partilhado em redes sociais,
como Twitter e Facebook, e será disponibilizado aplicativo para celular.
O Satisfeito.com disponibilizará ainda uma cartilha com orientações
para os restaurantes sobre como aderir e implantar o projeto.
O indicador usado para a mensuração dos resultados
mensais de cada restaurante será o número de refeições geradas para as
crianças, considerando-se o valor de 25 centavos de dólar. De acordo
com o World Food Programme (WFP), este é o custo para a WFP prover uma
refeição para uma criança em idade escolar com a nutrição que ela
precisa para o dia. É uma média calculada a partir de 60 programas de
merenda escolar do WFP, com variação de país para país. Filiada à
Organização das Nações Unidas, a WFP é a maior agência humanitária de
combate à fome no mundo.
O Instituto Alana será responsável pela curadoria do
projeto e pelo acompanhamento do repasse dos recursos às organizações
beneficiadas. A sul-africana Seeds of Light e a brasileira CREN – Centro
de Recuperação e Educação Nutricional são as primeiras a receber as
doações. As demais serão selecionadas a partir do crivo do próprio
instituto – Gisela Solymos, diretora do CREN e mundialmente reconhecida
por contribuir com o combate à fome no Brasil, integra esse comitê de
avaliação. De acordo com dados da ONU, uma entre oito pessoas passa fome
diariamente, o que equivale a mais de 800 milhões de indivíduos.
Sobre o Instituto AlanaO
Instituto Alana é uma organização não-governamental, sem fins
lucrativos, que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos
transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento
pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores, que vão
desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de
educadores até a promoção de debates para a conscientização da
sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade
absoluta. Informações: www.alana.org.br
Divulgação: 2PRÓ Comunicação – Tels. (11) 3030.9461 / 9404 / 9464 / 9435 / 9460
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