Indicadores da Abia apontam que já passa
dos 30% o faturamento do food service na indústria brasileira de
alimentos. Vendas em supermercados entre novembro 2011/2012 subiram
12,39%
É evidente o crescimento do mercado de alimentação
fora do lar. Há anos o setor food service brasileiro apresenta números
ascendentes. De acordo com pesquisa do Data Popular, divulgada em
janeiro de 2013, os gastos da classe média com alimentos e bebidas neste
ano devem crescer 21% em relação a 2010, quando somaram R$ 181,8
bilhões. O novo valor projetado alcança R$ 220 bilhões. Esse dado
corrobora informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que
em relação às franquias de alimentação, por exemplo, em 2005 chegavam a
182 marcas. Cinco anos depois, em 2010, o número aumentou para 427
marcas e continua em plena expansão. São dados positivos como esse que
preparam um cenário otimista para a 29ª edição da Fispal Food Service -
Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do
Lar, de 25 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Trata-se do ponto de encontro de todos os segmentos
do food service - restaurantes, padarias, bares, lanchonetes, redes de
fast food, sorveterias, supermercados, empresas de catering e de
refeições coletivas, cozinhas industriais, buffets, entre outros. Em
2012 a feira, promovida e organizada pela BTS Informa Group, reuniu mais
de 60 mil visitantes qualificados.
Considerada a maior feira do setor na América Latina,
em 2013 o evento acontecerá simultaneamente à TecnoSorvetes - Feira
Internacional de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional,
à Fispal Café – Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro, ao Sial Brazil
- Salão Internacional de Alimentação para a América Latina, e à Fispal
Tecnologia - Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística
para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, todos sob a gestão da BTS
Informa Group. “Durante os quatro dias de evento conseguiremos destacar a
ascensão deste mercado, com as soluções e novidades em produtos e
serviços que serão apresentados por marcas nacionais e internacionais”,
diz Clélia Iwaki, Group Director da BTS Informa.
Hoje, 30% da população brasileira se alimenta fora de
casa. Para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os números
também são dignos de comemoração. Em sua última pesquisa de vendas para
o setor supermercadista, divulgada em 20 de dezembro de 2012, as
estatísticas mostram vendas com alta de 2,13% em relação a novembro de
2012 e, em relação a novembro de 2011, registra-se crescimento de
12,39%. No acumulado do ano de 2012, as vendas cresceram 10,96%. E, pela
primeira vez, o setor supera 30% na participação do faturamento interno
da indústria de alimentos. O número divulgado pela Associação
Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) representa um terço de
tudo que é produzido no Brasil.
Milhares de refeições por dia
Outros fatores também devem colaborar para que o mercado food service siga em franca expansão. A um ano da Copa do Mundo, o Ministério do Turismo chama atenção para a necessidade de infraestrutura gastronômica. Segundo o Ministério, o país deve receber três milhões de turistas brasileiros e mais de 600 mil estrangeiros. A recepção deve resultar em um aumento de 63 para 70 milhões de refeições por dia. Contudo, além desses eventos sazonais, o maior número de pessoas morando sozinhas e a ingressão de um maior número de mulheres no mercado de trabalho impulsionou o food service no Brasil.
Outros fatores também devem colaborar para que o mercado food service siga em franca expansão. A um ano da Copa do Mundo, o Ministério do Turismo chama atenção para a necessidade de infraestrutura gastronômica. Segundo o Ministério, o país deve receber três milhões de turistas brasileiros e mais de 600 mil estrangeiros. A recepção deve resultar em um aumento de 63 para 70 milhões de refeições por dia. Contudo, além desses eventos sazonais, o maior número de pessoas morando sozinhas e a ingressão de um maior número de mulheres no mercado de trabalho impulsionou o food service no Brasil.
As feiras reunidas nesse evento, como a
TecnoSorvetes, indicam crescimento de diversos setores da gastronomia
que ganham mais relevância. A Associação Brasileira da Indústria do
Sorvete (Abis) revela que, até 2011, foram consumidos 1,167 bilhões de
litros de sorvete no Brasil, um crescimento de 70,36% desde 2003. Em uma
grande rede de supermercados do Rio de Janeiro, a Zona Sul, durante
2012 a venda de sorvetes premium chegou a quase 60% das vendas do
alimento. Recentemente divulgado na mídia, o Walmart informou que as
vendas de linhas de sorvete de iogurte cresceram mais de 60%, e empresa
dobrou sua participação na categoria de sorvetes entre janeiro e
novembro de 2012, em relação a 2011. Desde 2009, 23 novas redes passaram
a comercializar o produto à base de iogurte.
A Fispal Café também pode celebrar uma trajetória de
crescimento de seu segmento. Segundo a Associação Brasileira da
Indústria do Café (Abic), os brasileiros continuam aumentando o consumo
de café. No período entre maio de 2011 e abril de 2012 a Abic registrou o
consumo de 19,975 milhões de sacas, crescimento de 3,05% em relação ao
período anterior correspondente (maio 2010/abril 2011). Isso prova que o
Brasil passou a consumir 592 mil sacas a mais no período analisado. A
associação também divulgou o consumo per capita entre os meses
estudados, mostrando que o brasileiro consumiu 4,94 kg de café torrado –
o que significa 83 litros para cada cidadão. Assim como outros setores
do food service, o consumo de café é influenciado pelo maior número de
pessoas comendo fora de casa, e consumindo a bebida de maneiras
diversificadas.
Tantos dados positivos fazem da Fispal Food Service
uma oportunidade única em que empresas expositoras e decisores de
compras do setor têm de entrar em contato, criando oportunidades de
ampliação da rede de relacionamento e de fechar bons negócios.
Fispal Food Service 2013 antecipa credenciamento online para visitantes
Visitantes da 29ª Fispal Food Service - Feira
Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar,
maior evento do setor na América Latina, já podem fazer seu
credenciamento antecipado. Os interessados devem se inscrever pelo site
do evento www.btsinforma.com.br/credenciamento.
Todos que se inscreverem até 27 de maio receberão a
credencial no endereço cadastrado no site, sem qualquer custo. Após esta
data, o visitante ainda poderá fazer o credenciamento pelo site, mas
irá retirar a credencial na entrada da feira, no Expo Center Norte. A
vantagem de se pré-credenciar é agilizar a entrada no evento, utilizando
guichês especiais para o acesso.
Visitantes da TecnoSorvetes - Feira Internacional de
Tecnologia para a indústria de Sorveteria Profissional, da Fispal Café -
Feira de Negócios para o Setor Cafeeiro e do Sial Brasil - Salão
Internacional de Alimentação para a América Latina, feiras que acontecem
simultaneamente à Fispal Food Service, de 25 a 28 de junho, também já
podem fazer o credenciamento online .
ServiçoFispal Food Service
29ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar
Data: 25 a 28 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
www.fispalfoodservice.com.br
29ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar
Data: 25 a 28 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
www.fispalfoodservice.com.br
Sobre a BTS InformaSegunda maior
promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a
principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e
bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência
no mundo inteiro.
Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia,
Fispal Food Service, Fispal Café, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes,
TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, Serigrafia, FispalFood Service
Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste e ABF Franchising Expo Nordeste. Na
área editorial é responsável pela publicação da Revista Nacional da
Carne, Leite e Derivados, Silk–Screen e Sign quatro maiores e mais
importantes publicações técnicas dos seus segmentos.
A BTS possui escritórios em São Paulo (sede),
Curitiba e Recife, nos quais conta com uma equipe de profissionais
altamente qualificados para investir em novas oportunidades e conquistar
espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer
fazer negócios na América Latina. Informações: www.btsinforma.com.br
Sobre o Informa GroupO Informa
Group tem uma atuação global, em 40 países, na promoção de feiras e
eventos em importantes setores econômicos, como saúde, energia,
imobiliário, marítimo, transporte e finanças. Empresas, profissionais e
acadêmicos de todo o mundo têm participado dos mais de 10 mil eventos
(de treinamentos técnicos para executivos a feiras) e das 200 feiras
organizadas, anualmente, pela Informa Exhibitions, divisão da Informa
plc.
Em seu portfólio estão marcas consolidadas como:
IPEX, Monaco Yacht Show, Vitafoods, Cityscape, Arab Health, The World
Sugar and Ethanol Congress, The World Fruit Juice Congress, Angra Middle
East e Rice Africa.
O grupo,com o suporte de seus 150 escritórios
localizados no Brasil, Inglaterra, Emirados Árabes, Índia, Singapura,
China e Áustrália, emprega mais de 8 mil pessoas, e a sua divisão de
publicações acadêmicas e técnicas tem 55 mil títulos catalogados. Mais
informações: www.informaexhibitions.com / www.informa.com
Divulgação: 2PRÓ Comunicação - Tels. (5511) 3030-9463 / 3030-9435 / 3030-9404
Myrian Vallone - myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Monica Agnello – monica.agnello@2pro.com.br
www.2pro.com.br
Myrian Vallone - myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Monica Agnello – monica.agnello@2pro.com.br
www.2pro.com.br
0 comentários:
Postar um comentário