BEM VINDOS AO CALDEIRÃO DA PIZZA: Contatos: Cels.(74) 8104-8186 ou 8119-4590 E-mail: jorgesilvamacedo@hotmail.com

Consumo regular de azeite ajuda a prevenir doenças

Médico nutrólogo explica os benefícios do óleo de oliva
O azeite e a azeitona são ótimas opções para substituir alimentos que contém gordura saturada, aquela considerada ruim para a saúde, encontrada em frituras, carnes e alimentos derivados do leite. Segundo um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine (http://annals.org/article.aspx?articleid=659100), o azeite é a principal gordura da dieta mediterrânea, pois contém polifenóis com as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capaz de bloquear a formação de gorduras e combater o envelhecimento celular. O azeite e a azeitona, além de combaterem o mau colesterol, ajudam na prevenção à diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
“Os compostos dos polifenóis paralisam os radicais livres. Os níveis de colesterol bom (HDL) aumentam, reduzindo o colesterol ruim (LDL), limpando as artérias e prevenindo problemas cardiovasculares, como arterosclerose, derrames e infartos”, explica o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Além disso, a azeitona possui um alto teor de gorduras monoinsaturadas que ajudam a combater o nível de colesterol ruim no sangue, sendo também uma rica fonte de vitaminas A e E.

Aliado a uma dieta de baixa caloria, o azeite ajuda a reduzir as lipoproteínas de baixa densidade, controlando o nível de açúcar no sangue, além de melhorar a sensibilidade à insulina, fazendo com que o hormônio produzido pelo pâncreas ajude a glicose a entrar nas células. “Para os diabéticos, uma dieta rica em azeite de oliva, principalmente o extra virgem, moderada em carboidratos e baixa em gorduras saturadas pode ser uma aliada ativa contra a doença”, conta o médico.

O que define a pureza do azeite é quantas vezes a azeitona é prensada. O azeite extra virgem é o mais puro, o melhor para se consumir, e ainda possui um sabor suave. Com apenas uma prensagem, contém apenas 1% de acidez e é adequado para usar diariamente. O azeite virgem, por passar por duas ou três prensagens contém 2% de acidez e é indicado para processos de cozimento no fogo. O azeite refinado é o mais adequado para frituras, pois ele passa por desodorização, neutralização e descoloração. O azeite puro é o menos concentrado, pois é uma mistura dos azeites refinado e virgem.

Tipo Valor Calórico Gordura Saturada Gordura Total
Azeite Extra Virgem 108 kcal 1,9 g 12 g
Azeite de Oliva 130 kcal 2 g 15g

Para o médico nutrólogo, adicionar azeite em todos os pratos não vai trazer os benefícios necessários citados. O ideal é consumir o produto regularmente, complementando uma variedade de alimentos, como vegetais, frutas e carboidratos. Além dos benefícios, o azeite é considerado um alimento importante para o funcionamento do intestino, porém ele deve ser consumido com moderação, cada grama contém 9 kcal.
Sobre a ABRANA ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.800 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população.
Divulgação: Barcelona Soluções Corporativas
Jorge Valério – jorge@barcelonasolucoes.com.br (11) 3019-3097
Bruno Viécili – bruno@barcelonasolucoes.com.br (11) 3019-3091
Fonte: http://www.guiagphr.com.br

1 comentários:

Unknown disse...

Nois adoramos azeites!!!